Prêmio Fotografia – Declare seu amor por Aracaju / 2012

157 anos da vila de epscadores à linda Aracaju

Eram aproximadamente 6:30h da manha. A luz estava perfeita, a maré cheia com a superfície espelhando o céu, nuvens e as cores do barco. A seca dos peixes compunha uma bandeja  prateada de escamas e sal.

Vinha de uma das pedaladas que faço com amigos logo cedo pela manhã, às margens do mangue pela Av. Desembargador Antônio Góis – Coroa do Meio.

Ao perceber a magnitude da coincidência, tomei do iphone e saí disparando para todos os lados: era dia de peixe (foto) grande. Tudo concorreu para captura de belas imagens.

Na imagem acima, a feliz coincidência da luz em seu melhor horário, o braço do Rio Poxim espelhando as cores do barco, o brilho dos peixes a secar em primeiro plano e ao fundo a silhueta dos edifícios de Aracaju com a linha do horizonte, que outras  vezes errei esquecendo de mante-la nivelada. Desta vez, tudo deu certo: o peixe (foto) era grande.

Abaixo, outras tomadas no mesmo dia e local. Gosto muito de todas elas, mas esta acima é especial. Alguns dias depois, inscrevi-a para concorrer ao concurso de fotografias com celular patrocinado pela prefeitura de Aracaju, por ocasião das comemorações dos 157 anos da mudança da capital.

Com alegria, recebi a notícia em 18/04/2012 de que a foto foi escolhida pelo juri em primeiro lugar.  Fiquei muito honrado, considerando a beleza das fotografias concorrentes que valorizam este prêmio que recebi.

Todas estas fotos estão aqui sem a utilização de filtros ou cortes, na forma em que foram obtidas, tamanha foi a sorte desse dia. Senti-me um pescador em dias de peixe grande.

Clique nas fotos, para vê-las maiores.

Anúncios

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Maria Luiza
    abr 21, 2012 @ 10:04:56

    Adorei a maneira como contou a foto dos peixinhos que me encantaram à primeira vista: além de um olhar excepcional, você escreve bem, de um jeito que me fez viver toda a experiência com você, até o arrependimento por esquecer de ajeitar o bendito horizonte, muitas vezes tendo que recorrer ao Snapseed, mas sempre mexe na composição e tals .
    Quando vi sua foto, vi a campeã. Ela tinha a beleza de Aracaju e tinha implícito o trabalho e vida do seu povo. Parabéns, José!!

    Responder

  2. Pedro Correia
    abr 23, 2012 @ 01:59:36

    As fotos estão incriveis, e a sua narração tão boa quanto.. Me senti naquela manhã com voce! Parabens!!! Grande artista!

    Responder

  3. João Roberto
    abr 23, 2012 @ 23:14:02

    Grande Correia,

    PARABÉNS!

    Rapaz… fiquei muito feliz com a qualidade da sua foto, simplesmente perfeita!, imbatível no concurso com o tema Aracaju 157 anos, afinal, no início éramos apenas uma aldeia de pescadores. Realmente: tudo a ver.

    Já havia te dito que sua sensibilidade artística é muito boa, nesta foto o efeito “grande angular” ficou ótimo, uma profundidade de campo muito boa e por ter sido tirada com um celular o “foco infinito” ajudou bastante, certamente com sua máquina profissional o mesmo efeito daria mais trabalho para ser conseguido.

    Outra coisa que merece registro. nada de pós-produção, um verdadeiro “instantâneo” de Aracaju.

    Esse menino vai longe!!!

    Um forte abraço e continue nos deliciando com suas belas imagens.

    Responder

  4. Marcia Figueirôa
    abr 24, 2012 @ 09:07:45

    Parabéns. Fotos e comentário dignos de um profissional sensível e do Querido Correia!

    Responder

  5. Humberto Roosevelte da Silva
    abr 24, 2012 @ 09:08:44

    Parabéns Correia pelas fotos. Ficaram lindas, incríveis. O primeiro lugar tinha que ser seu mesmo. Bom, não é novidade esse primeiro lugar. Desde a Revista Aracaju você sempre trabalho com muita qualidade e profissionalismo… a sua narração, texto e resenha ficaram nota 10. Parabéns!!! Meu amigo e Grande artista!

    Responder

  6. Eugênio Caetano
    abr 24, 2012 @ 09:39:15

    Muito bom…

    Sugiro apenas uma mudança: tire o nome Aprendiz de Fotógrafo, pois com essa demonstração você se consagra um profissional! rsss

    Como diria os seus colegas consagrados nesta arte: “Do que adianta ter os melhores equipamentos e não saber usá-los, ou não ter o que mais se exercita: o olhar… É Feeling!”

    Parabéns e mais sucesso!!!

    Responder

  7. Moacir Araújo de Sousa
    abr 24, 2012 @ 20:57:54

    Meu amigo, parabéns! Isso sim é sensibilidade artística. Tanto as fotos quanto a narrativa retratam Aracaju de forma muito singular e isso é mérito seu. Gostei muitíssimo. Mais uma vez, parabéns, pelo trabalho e pelo prêmio!

    Responder

  8. MONICA MAMBRINI SCHNEIDER
    abr 25, 2012 @ 02:51:55

    Ao amigo e ex saudoso vizinho

    Lindo ….lindo….você revelou outra faceta desse Correia que eu não conhecia.
    Abraços a todos e continue registrando os lindos instantes que passam pelos nossos olhos…precisamos aprender a olhar a poesia que a imagem nos apresenta.

    Responder

  9. Jose Leolino A. Filho
    abr 28, 2012 @ 10:13:52

    Correia, belíssima foto e premio muito merecido, um grande abraço e parabéns.

    Responder

  10. Rosemeire Cassiano
    maio 10, 2012 @ 10:59:10

    Correia, Parabéns, foto lindíssima, prêmio merecido. Abraços.

    Responder

  11. Laecio Gonçalves
    maio 10, 2012 @ 14:16:47

    Correia, então você já pode assumir esta nova profissão, parabéns você merece.
    Abraços

    Responder

  12. Elisangela Santos
    maio 10, 2012 @ 16:35:15

    Belíssimas fotos e magnánima a narrativa . O prêmio foi mais que merecido. Parabéns!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: